segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Artílio Batista

O Artílio em 1963

Atleta e técnico da gloriosa Associação Naval 1º de Maio durante os anos 60.

Na página do facebook “Os Meninos da Naval”, recebemos no passado sábado a visita do “Menino” Artílio Batista, que nos deixou a seguinte mensagem:

"Aos queridos Amigos “Meninos da Naval” no dia em que faz precisamente cinquenta anos que eu, Artílio Batista, me apresentei no C.I.C.A. – 2 na Figueira da Foz.

Foi nesse dia que me apresentei para cumprir o Serviço Militar Obrigatório e que abordei o Sargento que estava de serviço (não me recordo do seu nome, mas sei que era Tio do Nelo). Disse-lhe, então, que tinha um curso de treinador de Basketball e que era jogador da CUF (Barreiro). Perguntei-lhe qual seria o Clube da Figueira da Foz que me aconselhava a propor os meus serviços. Fiquei surpreendido com a forma como o “Nosso Sargento” se manifestou entusiasmado e se comprometeu a acompanhar-me no dia seguinte à Sede da Associação a fim de me apresentar à Direcção da nossa Naval. Imediatamente senti desvanecer-se a tristeza que me acompanhou no percurso até à Figueira da Foz e que resultava do facto de ter-me casado 19 dias antes. Se havia ficado perplexo com a forma como tinha sido recebido pelo Tio do Nelo, a minha felicidade aumentou quando, precisamente no dia 10 de Agosto de 1963, fui apresentado aos membros da Direcção da Naval, designadamente ao Victor Ratinho. Isto porque me aceitaram imediatamente para o trabalho como treinador com todos os escalões etários do Basketball Navalense.
O Artílio actual

Assim começou a história deste “Menino da Naval” (se me considerarem como tal).
Lembrando esse momento e tudo o que veio a acontecer na minha relação com Dirigentes, Atletas e massa associativa, apetece-me distribuir abraços saudosos e fraternos por todos e homenagear aqueles que impulsionaram este projecto d’Os Meninos da Naval. Estou imensamente feliz por poder partilhar as recordações de que há bem pouco tempo tomei conhecimento que se espalhavam através do Facebook, embora só hoje, 10 de Agosto de 2013, tivesse decido contactar-vos, exactamente porque foi em 10 de Agosto de 1963 (há 50 anos!) que pela primeira vez entrei no nosso antigo pavilhão e sede Navalista.

Na página do Facebook d’Os Meninos da Naval encontrei referências a nomes de dirigentes e atletas com quem trabalhei durante cerca de dois anos e que nunca esquecerei. Como poderei eu esquecer o Tó João Freitas, o Vitor Ratinho, o Veríssimo, a Maria Luísa da Papelaria Figueirense e todos os jogadores que constituíram aquela equipa irreverente que bateu a Académica do Mário Mexia, do Portugal, do Baganha e de outros grandes jogadores?!... Essa equipa que me acompanhou e com quem aprendi e pude aplicar os ensinamentos transmitidos pelo Mestre dos Mestres, o Prof. José de Sousa Esteves, criador do Basketball Simplificado e que tive o privilégio de poder introduzir na Naval com os miúdos a partir dos 10 anos.

O trabalho iniciado na Naval foi muito útil para, na Guiné como treinador e jogador, ter ganho dois campeonatos com os miúdos do Liceu e, no Barreiro, com as equipas do Luso, do Barreirense e da Quimigal (ex-CUF).
1963-64 Nacional da 1ª Divisão

Participei depois de tudo isto em alguns jogos de veteranos e almoços para celebrar os aniversários da Naval. Para um homem nascido na primeira metade do século passado, voar por sobre esta memória e partilhar esse pedaço da minha vida que foi a vivência no meio Navalista, constitui uma marca muito importante na minha vida e momentos que jamais esquecerei. Se for admitido n’Os Meninos da Naval, tal facto representará uma grande honra e estou convencido que posso contribuir em muito com fotografias e documentos desses tempos.

Por hoje, vou terminar pedindo aos Meninos da Naval que espalhem os abraços amigos e fraternos por todos os desportistas da Naval e dessa terra maravilhosa que não esquecerei e que não tenho visitado como gostaria porque afinal passaram 50 (!) anos e fui envelhecendo…

Abraços de sempre e para sempre"
Artílio Batista

Sem comentários: