sexta-feira, 27 de julho de 2007

Anos 50 - Futebol

a "Célebre Trindade" navalista

Foi o título que a imprensa atribuiu, ao trio António Maria, Pinto Machado e Tó Pinto, porque eram jogadores de categoria superior.
Da esq p/ dir: António Maria, Pinto Machado e Tó Pinto
Recorde-se que António Maria defendeu para além das cores da Naval, a Académica de Coimbra e o Benfica, o mesmo sucedendo a Pinto Machado que defendeu a baliza do Benfica durante três épocas, terminando a carreira na Naval. Tó Pinto esteve sempre ao serviço da "sua" Naval.

4 comentários:

Anónimo disse...

Três figuras que ajudaram a fazer a história da Naval. Só os conheço de nome, nunca os vi jogar, mas como pertenço a uma familia de navalistas, meu avô tem me dado algumas lições do passado desportivo da Naval onde à conversa aparecem sempre estes ilustres senhores.
Dois deles parece que já faleceram, António Maria e Tó Pinto. Este último foi segundo o meu avô "pau para toda a colher" foi dirigente, jogador, treinador, tudo, sem nunca ter auferido qualquer bem material da Naval. Que belo exemplo para aqueles que hoje lá estão e que nada fazem se não tiverem os euros à frente.
Machado, o melhor guarda-redes e talvez um dos mais ecléticos desportistas que a Naval já teve, isto na óptica do meu avô. Um homem que merecia a homenagem que nunca lhe foi feita.
Senhores dirigentes, nunca se esqueçam que a história de um clube não é feita por aquilo que se faz nos dias de hoje, sem passado não há presente e muito menos futuro.

Anónimo disse...

É DE HOMENS COMO O GRANDE SENHOR TÓ PINTO QUE A NAVAL PRECISA,E EU QUE AINDA TIVE O PRAZER DE LIDAR COM ESTE GRANDE SENHOR SEI DO QUE FALO POIS A NAVAL ESTAVA SEMPRE Á FRENTE DE QUALQUER INTERESSE.

Anónimo disse...

É tal e qual como actualmente!!! piu!!!!!

Anónimo disse...

Felizmente ainda tive o previlégio de os ver a actuar, ter sido colega de equipa do Pinto Machado numa final da Taça de Portugal de Basquetebol, na Marinha Grande contra o Benfica e no campo da Mata (Sporting Figueirense) contra o Vasco da Gama, salvo erro em 1966, e partilhar a direcção da Naval com o Grande Tó-Pinto,um Grande Senhor que serviu sempre a NAVAL desinteressadamente e que nunca teve a homenagem que em m/ entender merecia.
Com um Adeus do
Arnaldo Biscaia